terça-feira, 25 de outubro de 2016

PRECISAMOS SER EMPREENDEDORES!





O Empreendedorismo tem diversas definições, porém em seu sentido estrito ele é tratado como a pessoa que assumi o risco de começar uma empresa. Gosto muito da definição de Filion, no qual ele adverte que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Esta última definição é ampla e pode ser aplicada em vários contextos, não se limitando apenas no campo empresarial, podendo expandir-se para a vida pessoal. E por isso muitas pessoas assumem o empreendedorismo como um característica/personalidade. 

 [....] 

 Há pessoas que odeiam tomar decisões, preferem está insatisfeito a se arriscar em uma situação nova. Claro que há possibilidades deste empreendimento ser fracassado ou pode ser ao contrário, todavia só se saberá arriscando, a vida é isso mesmo, ou seja, arriscar. O fracasso ou a vitória deixam-nos lições importantes, o que seria do mundo se alguém não tivesse a atitude de arriscar - propositalmente ou não - bater uma pedra na outra até sair faíscas. 

 “Mostre-me um homem acomodado e eu mostro-lhe um fracassado” - Thomas Edison 

 Já vi vários colegas/amigos protestarem sobre suas vidas, reclamando do trabalho, do casamento e até da “pelada do fim de semana” (futebol), aí eu me pergunto: será que estão conspirando contra essa pessoa ou essa pessoa é que está precisando mudar sua postura?

 Se algo está ruim pra mim, então eu tenho que mudar e não ficar reclamando, claro que depois de uma análise própria de comportamento. 

 Já tive vários colegas de trabalho que se davam bem com toda a empresa, era do faxineiro ao dono da empresa, e ainda se dava bem com os clientes externos. Parecia que esta pessoa não tinha problemas. Tratava todos como um rei. Essas pessoas sempre conseguiam promoções, claro que além de ser amada pela empresa essa pessoa era competente profissionalmente. Quem é que não prefere estar com uma pessoa positiva a uma negativa? 

Antonio Cesar Amaru Maximiano apresenta como perfil de um empreendedor as atitudes de criatividade e capacidade de implementação, disposição para assumir riscos, perseverança e otimismo e senso de independência. Nesta definição de Maximiano, identifico em alguns amigos empreendedores essas atitudes, além de serem pessoas bem relacionadas e que tratam bem todas as pessoas, independente do nível social ou intelectual, não têm vergonha de “arregaçar as mangas”, e, apesar de estarem bem financeiramente continuam realizando os mesmos serviços, com os mesmos carros. Mantendo uma clientela fiel e conquistando novos clientes. E na vida pessoal também são assim, tratam seus familiares como únicos! Claro que para chegarem ao lugar que estão tiveram que errar muito! 

Por isso, comungo da corrente que defende o empreendedorismo como uma característica pessoal, de pessoas comunicativas, que assumem riscos, lutam pelos seus sonhos, são sempre otimistas, e que se conhecem e sabem se comunicar com todas as pessoas de nível social ou intelectual distintos, isto é, amam as pessoas. Acredito que o segredo do sucesso profissional e pessoal está em ter o empreendedorismo como característica pessoal.

 A VIDA É IMPREVISÍVEL, hoje você pode não precisar de ninguém, hoje você pode estar vivo, hoje as coisas podem estar dando certo pra você, hoje você pode estar bem financeiramente. Quem garante que amanha você poderá estar da mesma forma? Então evite estresses desnecessários, trate as pessoas bem, crie um bom network, assuma riscos, tome decisões e enfrente seus medos. A VIDA É PARA ISSO! 

Quando tudo estiver dando errado na sua vida, mude-a, não tenha medo, e se tiver, vá assim mesmo! Assuma risco, conheça-se e veja o quanto forte você é! 

 Instagram: @acacio_pimentel 
 Facebook: Acácio Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário